O Que é Dermatologia?

dermatologista

Já faz algum tempo que a dermatologia tem se destacado dentre as especializações médicas, pois houve o reconhecimento de que se trata de uma área essencial para a saúde e bem-estar das pessoas. Os médicos que optam por seguir carreira nessa área de especialidade tem como funções o diagnóstico, ações preventivas e tratamentos de doenças e complicações referentes a pele, mucosas, couro cabeludo, pelos e as unhas.

Muito mais do que ajudar os pacientes a ter uma pele mais bonita os dermatologistas se concentram em oferecer mais qualidade de vida para as pessoas que os procuram. Cabe aos dermatologistas resolverem questões referentes a saúde e a aparência da pele. Saiba mais sobre a função dos dermatologistas e tenha ajuda se eventualmente tiver algum problema.

Conhecendo Melhor os Dermatologistas 

Os médicos dermatologista joinville tem especialização em diagnosticar, prevenir e tratar problemas de pele assim como complicações nas mucosas, no couro cabeludo e nas unhas. Para se ter uma ideia da importância do estudo empreendido por esses médicos saiba que existem mais de 3.000 tipos diferentes de doenças dermatológicas que podem acometer crianças, jovens e adultos.

A função desse médico é identificar através de observação e do pedido de exames os problemas que se manifestaram e então recomendar um tratamento adequado. Muitas pessoas tem a percepção errônea de que os dermatologistas se ocupam apenas de doenças ligadas a boa aparência da pele como a acne, por exemplo, no entanto, esses médicos também cuidam de doenças que podem apresentar complicações como câncer de pele e hanseníase (lepra).

Dermatologistas Também Tratam DSTs 

Outro dado interessante a respeito do trabalho dos dermatologistas é que eles podem diagnosticar e tratar DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) que afetem as mucosas. Muitas dessas doenças se manifestam nas mucosas como na boca e outras partes do corpo.

Qual a Formação Exigida Para os Dermatologistas? 

formação dermatologistaOs interessados em se tornar médicos dermatologistas devem se graduar em Medicina que em geral dura seis anos. Em seguida os formados em Medicina devem fazer um curso de especialização na área de dermatologia, nessa área o curso dura entre três e quatro anos. O curso de especialização tem como finalidade fazer com que os futuros dermatologistas atendam pacientes e tenham contato com diferentes tipos de doenças.

Quando terminam a sua especialização os médicos dermatologistas devem fazer o seu registro no Conselho Federal de Medicina como especialista em Dermatologia. Somente os médicos que possuem essa especialização podem atender sob a chancela de dermatologista. Os pacientes sempre devem solicitar esse registro.